Má fase do Brasil levanta questionamento sobre 'pior Seleção de todos os tempos'

Seleção Brasileira faz uma Copa América ruim sob comando de Dorival Junior, em meio péssima administração da CBF

Publicado em 4 de julho de 2024 às 13:59

Seleção Brasileira em ação na Copa América.
Seleção Brasileira em ação na Copa América. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil faz uma péssima Copa América até aqui. Somando 5 pontos, com apenas uma vitória e dois empates na fase de grupos, a Seleção Brasileira ficou em segundo e pode ser eliminada já nas quartas de final, pelo forte Uruguai. Mas o que mais preocupa o torcedor é o desempenho do time.

Sob comando de Dorival Júnior, o futebol apresentado pelo Brasil é fraco, levantando um debate se essa seria a "pior Seleção Brasileira de todos os tempos". É bem verdade que o treinador chegou em meio uma bagunça e desorganização da CBF, após um ano lastimável de Fernando Diniz dividindo o trabalho entre Fluminense e Seleção. Mas o técnico ex-São Paulo tem sim culpa na fraca campanha na Copa América.

Antes o Brasil dominava o cenário sul-americano, comandado por Tite, agora está em 6º nas eliminatórias e corre o risco de ficar de fora da Copa do Mundo. Na Copa América, sequer conseguiu vencer Costa Rica e Colômbia, adversários que seriam presas fáceis anos atrás.

Há também o debate sobre uma safra fraca de jogadores, sem os craques do passado que apareciam quando o time não tinha um primor técnico alto. Hoje, titulares da Seleção atuam em times de segundo e até terceiro escalão da Eurocopa. Mesmo assim, o que se vê em outras Seleções, como Marrocos, Colômbia e Venezuela, é que é possível fazer o time jogar bem, mesmo sem jogadores de 'grife'.

Se a CBF não se espertar e mudar sua postura, a Seleção Brasileira caminha a passos largos para uma Copa do Mundo desastrosa em 2026.