Mayra Aguiar quebra jejum de 37 anos e é campeã em Tóquio

A história foi feita na manha deste domingo, 3, no Grand Slam de Tóquio de Judô. Mayra Aguiar quebrou um jejum de 37 anos e se tornou não só apenas a primeira mulher do Brasil a levar um ouro na cidade mais importante para o judô mundial, mas também apenas a segunda pessoa do Brasil...

Publicado em 3 de dezembro de 2023 às 13:47

A história foi feita na manha deste domingo, 3, no Grand Slam de Tóquio de Judô. Mayra Aguiar quebrou um jejum de 37 anos e se tornou não só apenas a primeira mulher do Brasil a levar um ouro na cidade mais importante para o judô mundial, mas também apenas a segunda pessoa do Brasil de qualquer gênero.

Foi a única medalha conquistada no dia. Larissa Pimenta perdeu a disputa de bronze para a israelense Gefen Primo nos 52kg, enquanto Willian Lima terminou em sétimo nos 66kg. Na véspera, Jéssica Lima ganhou medalha de prata nos 57kg.

Como no Grand Slam, cada país-sede pode inscrever quatro atletas em cada categoria – ao contrário do Mundial ou Jogos Olímpicos, por exemplo – muitos consideram o Grand Slam de Tóquio o torneio mais difícil da temporada, já que provavelmente é necessário ganhar de algum atleta do Japão – ou até mais de um para levar o ouro.