Em seu quinto ano no Paris Saint-Germain, Neymar fez com o menor número de gols por clube numa só campanha desde que chegou à Europa. As lesões que o tiraram de ação por meses, suspensões e a irregularidade do time foram os motivos para o atacante da seleção brasileira encerrar a temporada 2021/22 sem balançar as redes com frequência.
O último gol do jogador foi no fim de semana passado, contra o Metz. Neymar disputou 28 dos 50 jogos do Paris Saint-Germain na temporada. Marcou 13 gols e deu oito assistências, somando as atuações pelo Campeonato Francês e pela Liga dos Campeões. O brasileiro não fez gol na Champions League pela primeira vez na carreira.
Segundo o levantamento do GE nacional, o número de gols nesta temporada foi menor do que a primeira dele no futebol europeu, em 2013/14, pelo Barcelona. Naquele ano, ele marcou 15 gols em 41 jogos. Na comparação, a média atual de gols (0,46) é melhor do que a de estreia na Europa (0,36), mas distante da primeira temporada pelo PSG, em 2017/18, com 28 gols em 30 jogos (0,93).
Por grave lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo, sofrida em novembro no jogo contra o Saint-Étienne pelo Campeonato Francês, Neymar perdeu 13 jogos da temporada. Quando retornou, emendou 14 partidas sem se machucar.
O primeiro jogo do atacante brasileiro após se recuperar da lesão no tornozelo foi contra o Real Madrid, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Ele participou da jogada do golaço de Mbappé no Parque dos Príncipes. Também deu assistência na partida de volta, no Santiago Bernabéu, mas viu o PSG como um todo sucumbir no segundo tempo.
Neymar conquistou o título do Campeonato Francês, 13º troféu como integrante do elenco do PSG. Além de ter sido campeão da Ligue 1 e eliminado no primeiro mata-mata da Champions, o Paris Saint-Germain caiu nas oitavas da Copa da França e perdeu a decisão da Supercopa da França para o Lille.
Seleção Brasileira
Apesar da falta de gol, a comissão técnica da Seleção Brasileira vê como positiva a seguência final de temporada do Neymar sem lesão. Nos seis jogos que disputou pelo Brasil no calendário 2021/22, ele marcou três gols e deu quatro assistências. No final do ano, o jogador defende as cores do Brasil na Copa do Mundo do Catar.
Com informações do GE