Paysandu comemora aniversário do título da Série B de 1991

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Paysandu comemora neste domingo, dia 26 de maio, o aniversário do título do Campeonato Brasileiro da Série B de 1991. Neste mesmo dia, há 33 anos atrás, o Papão vencia o Guarani no Mangueirão e conquistava seu primeiro título nacional.

64 equipes de todo o país participaram da Segunda Divisão daquele ano. Na primeira fase, o Papão já começou muito bem, ficando em segundo no Grupo 1, com 21 pontos conquistados (9V, 3E e 2D) atrás apenas do Sampaio Corrêa, que fez 23 pontos. O Papão desbancou os rivais Remo e Tuna Luso, para se classificar ao mata-mata. O time azulino ficou em terceiro no grupo, e a Lusa na quarta colocação.

CONTINUE LENDO...

A equipe disputou quatro clássicos naquela Série B, vencendo Remo e Tuna, uma vez cada, e empatando os outros dois. Portanto, o Papão ficou invicto contra os rivais paraenses. Cacaio era um dos principais destaques do Paysandu, ele foi o artilheiro da Série B de 1991, com 14 gols marcados.

Nas oitavas de final, o Paysandu teve um duelo de peso, contra o Ceará, e eliminou o alvinegro por 2 a 1 no placar agregado. Pela frente teria mais um confronto contra um tradicional time nordestino, desta vez o ABC, e o Papão não contou conversa, e se classificou por 3 a 2 na soma dos placares.

Antes da decisão, o time alviceleste travou uma batalha emocionante contra o Americano-RJ, e garantiu vaga na final após vencer nos pênaltis por 5 a 4, o placar final tinha sido, para explosão da Fiel em um Mangueirão lotado.

➡️ Na grande final, o time bicolor teve pela frente o Guarani. No interior de São Paulo, em Campinas, o time paulista tinha vencido por 1 a 0, e o Paysandu precisava reverter o resultado em Belém.

Para mais de 40 mil pessoas no Estádio Mangueirão, o Papão conquistou uma de suas grandes vitórias na história. Empurrados pela torcida, Cacaio e Dadinho marcaram os gols que garantiram o primeiro Campeonato Brasileiro ao Paysandu.

Time titular do Paysandu na decisão: Luís Carlos; Paulo Cruz, Ari, Pedrinho e Léo; Edgard, Maurício (Jorginho Macapá) e Oberdan; Cacaio, Dadinho e Jerson. Técnico: Joel Martins.

📈 Ao todo, o Papão disputou 22 partidas na Série B de 1991, com 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, foram 35 gols marcados e apenas 13 sofridos.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }