A Seleção Brasileira de Judô Paralímpico foi convocada para o Campeonato Mundial, que será realizado de 08 a 10 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão, na Ásia. Quatro paraenses foram convidados entre os 21 que vão representar o País na modalidade, o que reforça o protagonismo do paradesporto e coloca, mais uma vez, o Pará em posição de destaque.
Foram convocados Victória Emily Batista Vale – categoria -48 kg (J1); Larissa Oliveira da Silva – categoria -57 kg (J1) e Thiego Marques da Silva – categoria -60 kg (J2). Outro selecionado para o Mundial é o paraense Rayfran Mesquita Pontes – categoria -73 kg (J1), que foi o primeiro atleta da Região Norte a ser convidado a fazer parte da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico.
O jovem é natural do município de Parauapebas, na Região Sudeste, e atualmente compete pelo Estado do Mato Grosso, mas começou sua trajetória nas competições esportivas em 2009, na primeira edição das Paralimpíadas Escolares.
Protagonismo – Uma das ações que possibilitam a inclusão de alunos com deficiência é o esporte, atividade que nos últimos anos vem garantindo bons resultados ao Pará. Em agosto deste ano, a delegação estudantil paraense conquistou o primeiro lugar geral na etapa regional das Paralimpíadas Escolares, realizadas em Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Só nesta competição foram conquistadas mais de 150 medalhas nas provas de atletismo, natação e bocha. Das três modalidades, em duas os paraenses ficaram em primeiro lugar (atletismo e bocha). O paratleta que representou o Pará na natação conquistou o segundo lugar por décimos de pontuação.
O grupo conta com 21 atletas, que ficarão concentrados no CT Paralímpico, em São Paulo (SP), de 10 a 19 de outubro, para a última fase de treinamentos antes do principal evento do ano. O Brasil venceu as três etapas do Grand Prix da IBSA, realizados na temporada, em Antalya (Turquia), Nur-Sultan (Cazaquistão) e São Paulo (SP).