Remo implementa metodologia de trabalho nas categorias de base

As categorias de base do Clube do Remo se preparam para o início das competições da temporada 2023 e uma reestruturação foi realizada no setor. O Leão, pensando no desenvolvimento de seus atletas, profissionais e na excelência do trabalho, iniciou neste mês a implementação de uma metodologia para o departamento de...

Publicado em 27 de março de 2023 às 11:07

As categorias de base do Clube do Remo se preparam para o início das competições da temporada 2023 e uma reestruturação foi realizada no setor. O Leão, pensando no desenvolvimento de seus atletas, profissionais e na excelência do trabalho, iniciou neste mês a implementação de uma metodologia para o departamento de base. 

O trabalho busca profissionalizar ainda mais o departamento e aproximar as categorias de base, o que vai facilitar a implementação de metodologia de trabalho e ampliar a integração junto ao profissional. Desta maneira o atleta é treinado a trabalhar o jogo seguindo o modelo que o Clube escolheu como sua característica, no caso do Remo, de forma propositiva, buscando sempre ser o protagonista do jogo.

O processo acontece através do trabalho em conjunto desenvolvido pelo executivo azulino Thiago Gasparino, diretor da base Marcelo Bentes, o auxiliar fixo Fábio Cortez e toda a comissão técnica das categorias de base. 

Fábio Cortez, responsável por implementar o novo modelo, comenta sobre a importância do trabalho com as categorias de base. 'O que pensamos para o nosso Clube é formar e desenvolver o atleta para que ele esteja preparado para não só jogar, mas pensar em todo o processo do jogo, sabendo o que fazer, como fazer e porque fazer dentro de campo. Para isso é necessário que a equipe técnica esteja preparada para fazer essa capacitação. Através de práticas metodológicas, as comissões técnicas das categorias de base desenvolvem um trabalho semanal de documentação daquilo que está programado nos treinamentos, nossos microciclos, e através deles podem orientar e treinar os atletas de forma clara e precisa, tornando os treinos mais eficientes e programados para essa unificação de modelo de jogo', disse.

O modelo de jogo aplicado pelo Leão será verticalizado do sub-15 ao sub-20, através de progressões pedagógicas e treinamento, para que o atleta chegue ao profissional preparado para completar sua formação, e apto a jogar em qualquer que seja o modelo estabelecido pelo grupo, sem que isso impacte em sua produtividade.

A comissão técnica do Leão é formada pelos  técnicos Eivaldo Jr e Ailton Costa, o auxiliar Alysson, o preparador físico Anderson Lima, preparador de goleiros Rafael Biro, enfermeiro Kleber e o mordomo Renan.