Todo jogador sonha em jogar na seleção brasileira, seleção mais vitoriosa do futebol até então. Porém, nem todo jogador tem esse carinho pela amarelinha. Alguns jogadores já recusaram atuar pela seleção brasileira para poder se naturalizar em outro país e construir a sua história em outra seleção.

Matheus Nunes: O mais recente dessa lista, ele foi convocado por Tite em 2021, mas recusou a convocação, pois tinha planos de atuar pela seleção de Portugal, o que acabou acontecendo.

Diego Costa: Foi convocado por Felipão em 2015 para alguns amistosos, mas recusou. Ele tinha planos de defender a seleção espanhola, na época atuava pelo Atlético de Madrid.

Gerson: O volante recusou ir para a seleção brasileira no final de 2019, alegando que precisava de férias. Depois disso, a relação dele com a seleção deu uma complicada. Na época, era destaque no Flamengo, mas ficava de fora da maioria das convocações de Tite. Diziam que poderia ser por causa disso.

Rafinha: O lateral recusou a seleção brasileira em 2015, quando foi convocado por Dunga para as Eliminatórias. Ele alegou que tinha o sonho de jogar pela seleção da Alemanha, país em que ele viveu por 13. O lateral entendia que, naquele momento, não teria muitas oportunidades na seleção brasileira. E uma vez que o jogador entra em campo em uma partida oficial por uma seleção, ele fica impedido de ser convocado por qualquer outra seleção.

Mário Fernandes: Em 2011, o lateral-direito foi convocado pelo técnico Mano Menezes. Porém, o jogador, na época pediu dispensa alegando problemas pessoais. Pouco tempo depois, foi vendido para o CSKA, da Rússia, onde se naturalizou russo e acabou jogando a última Copa do Mundo.

Mauro Silva: O meio-campista que foi tetracampeão do mundo, em 1994, pela seleção brasileira, recusou a amarelinha por um motivo diferente dos demais. Ele foi convocado por Felipão para a Copa América em 2001, que seria disputada na Colômbia, mas recusou por conta de episódios de violência que estava ocorrendo no país sede. Essa recusa afastou o jogador da Copa de 2002.

Zé Roberto: O ídolo que disputou a Copa do Mundo de 2006, recusou a amarelinha em 2007, quando foi convocado para a Copa América. Ele entendia que naquele momento, seu ciclo na seleção já havia se encerrado e queria dar espaço para os mais jovens. Na época, Zé estava com 33 anos. Ele foi se aposentar do futebol 10 anos depois, em 2017.

Amauri: Convocado por Dunga para um amistoso contra a Itália, o jogador não quis a convocação, pois tinha panos de defender justamente a seleção italiana. Pouco tempo depois, conseguiu ser convocado para defender a Itália.

Serginho: O lateral acabou tendo pouquíssimas chances na seleção e ficou de fora da Copa de 2002, onde estava no auge. Após a Copa, acabou sendo convocado, mas a chateação de ter ficado de fora da Copa e por se achar velho demais para a Copa de 2006, acabou recusando.

Leandro: Foi convocado para a Copa de 1986. Porém, durante a preparação para a Copa, fugiu da concentração com Renato Gaúcho para aproveitar a noite. Na volta, Leandro não conseguiu pular o muro e Renato, em solidariedade ao companheiro, ficou também do lado de fora. Telê Santana, então, cortou Renato da Copa. Repetindo o ato solidário, Leandro pediu dispensa da seleção.