Wallace tem pena de detenção substituída por multa, ao ameaçar presidente Lula

O jogador de vôlei Wallace teve sua pena de detenção de três meses e 15 dias substituída por uma multa de 20 mil reais. Em janeiro deste ano, após as eleições presidenciais, o atleta ameaçou, e é acusado de instigar a violência, ao presidente Lula (PT), eleito com 50,90% dos votos no segundo turno. Wallace...

Publicado em 23 de novembro de 2023 às 14:45

O jogador de vôlei Wallace teve sua pena de detenção de três meses e 15 dias substituída por uma multa de 20 mil reais. Em janeiro deste ano, após as eleições presidenciais, o atleta ameaçou, e é acusado de instigar a violência, ao presidente Lula (PT), eleito com 50,90% dos votos no segundo turno.

Wallace fez uma postagem em seu Instagram com uma enquete questionando: 'Daria um tiro na cara de Lula com essa 12? Alguém faria isso? Sim ou Não?'. Na época o jogador foi afastado do Cruzeiro e foi suspenso pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Wallace ainda foi banido de todas as competições de vôlei até o fim de 2023, mas recorreu da decisão e defendeu a Raposa na final da Superliga, mesmo sob ameaça de punição nos bastidores. Ele se desculpou publicamente após o post.

A decisão de mudar sua pena é do juiz federal Jorge Gustavo Serra de Macedo Costa, de Belo Horizonte. Segundo ele, o atleta agiu com dolo ao instigar a prática do crime de homicídio contra o presidente.

'Essa instigação, no contexto político instaurado no País à época, seria facilmente capaz de inspirar que o comportamento sugerido migrasse do plano das ideias para o plano da realidade', afirmou o juiz.

'A postagem em questão teve, inquestionavelmente, o potencial de estimular ou mesmo reforçar eventual propósito existente em parte daqueles que por ela foram alcançados, revelando-se inconteste que configurou incitação à prática de homicídio do Presidente da República', completou o magistrado.

. Crédito: Postagem de Wallace em janeiro de 2023 'Foto: Reprodução

Com informações do Metrópoles e ge