O lateral direito/meio-campista Yago Pikachu não fez rodeio ao falar sobre os modelos de gestões adotados na atualidade pelos clubes cearenses e paraenses. Em entrevista ao “Zueiragem Podcast”, canal no YouTube, Pikachu disse que a sistema de Fortaleza e Ceará precisam ser usados como exemplos para Remo e Paysandu voltarem a figurar com protagonismo no futebol brasileiro.
“(O Fortaleza) É um exemplo para os dois daqui (Remo e Paysandu). Parou nos anos 90. O Paysandu parou na Libertadores de 2003. Tirando a rivalidade, graças a Deus tenho respeito da torcida do Remo, do Flamengo (quando joguei pelo Vasco). Nunca fui de desrespeitar eles porque não sei o dia de amanhã. A gente fica na rivalidade dentro de campo, mas acabou acabou. A rivalidade dos dois lá (Fortaleza e Ceará) e só no campo, na arquibancada. É só isso”, disse.
Ainda durante o programa, Pikachu, que é cria do Paysandu e da Tuna Luso, criticou o fato de Remo e Paysandu “focarem apenas” em conquistar o Campeonato Paraense. Ele ressaltou ainda que o rebaixamento do Ceará para o Brasileirão da Série B é “ruim” para o estado do Nordeste.
“Os caras ficaram na vitrine por cinco anos. Todo final de semana tinha time grande jogando em Fortaleza. Libertadores, Sul-americana… O Ceará caiu (Série B 2023) é ruim para o Estado. Mas vida que segue. Os dois daqui tem que seguir o exemplo de lá. Eles aqui só estão preocupados em ganhar o estadual”, finalizou.
Em 2023, Yago Pikachu estará de volta ao Fortaleza. entre 2021 e 2022, ele defendeu o clube em 94 jogos. Ao todo, ele marcou 29 gols. No segundo semestre deste ano, ele foi para o Shimizu S-Pulse, do Japão. Lá, foram apenas 12 jogos e um rebaixamento à segunda divisão. No futebol brasileiro, Pikachu defendeu ainda o Vasco, entre 2016 e 2020.