Foto: Alepa Divulgação.
Foto: Alepa Divulgação.

Alepa News: Aprovado decreto legislativo que concede redução e isenção de ICMS a medicamentos

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) resultou na aprovação, por unanimidade, do Projeto de Decreto Legislativo nº 58/2023, que incorpora a legislação do Pará no convênio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A matéria promove a redução de várias alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e isenção de alguns fármacos essenciais para salvar vidas, como remédio para tratamento de câncer e Atrofia Muscular Espinal.

O deputado Iran Lima (MDB), líder do governo na Alepa, ressaltou que a aprovação desse decreto assume importante papel na vida da comunidade paraense.”Essa regularização do convênio ICMS que estamos aderindo vai incidir sobre a redução do ICMS e beneficiar quem mais precisa desses medicamentos: a nossa população”, observou.

CONTINUE LENDO...

A isenção do ICMS nas operações com medicamento destinado ao tratamento da Atrofia Muscular Espinal (AME) é um dos itens da cesta de benefícios mais importantes, pois o medicamento Zolgensma, utilizado no tratamento da atrofia muscular espinhal, é considerado o mais caro do mundo e custa cerca de R$ 12 milhões. Para estar valendo dentro do Estado, o governador precisa sancionar o decreto de lei.

O decreto aprovado ratifica diversos Convênios ICMS celebrados no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Também foi alterado o convênio ICMS n° 38/12 para o ICMS n° 147, de 29 de setembro de 2023, que concede isenção do ICMS nas saídas de veículos destinados a pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, síndrome de Down ou autistas.

Texto: Shirley Castilho / Alepa Divulgação.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }