Foto: Baltazar Costa (AID/Alepa)
Foto: Baltazar Costa (AID/Alepa)

Alepa News: Parlamentares da Alepa exaltam 15 de Setembro, Dia Internacional da Democracia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) debateram e exaltaram o Dia Internacional da Democracia, celebrado na sexta-feira, 15 de Setembro. Nada mais justo ouvir os cidadãos que foram eleitos pelo regime democrático e representam o povo no parlamento.

Para a deputada Lívia Duarte (PSOL) a data deve ser comemorada por todos, mas ressaltou que para viver uma democracia sólida é necessário haver a inclusão de todos. ” Nós queremos que a democracia do Brasil se fortaleça com o objetivo de se afirmar aquilo que ainda não tem. Enfim, queremos uma democracia real. Enquanto houver alguém com fome no Brasil, não podemos falar em democracia plena, e sim de uma democracia em construção, que pode e deve ser aperfeiçoada”, afirmou a deputada.

CONTINUE LENDO...

Deputada Lívia Duarte. Foto: Baltazar Costa (AID/Alepa)

O deputado Iran Lima (MDB), líder do governo na Alepa, lembrou quando o sistema democrático foi restabelecido no Brasil a partir da promulgação da constituição de 1988 e frisou que todo poder emana do povo e para o povo. ” Nossa democracia foi restabelecida integralmente no Brasil a partir da nossa constituição social e cidadã em 1988, como muito bem afirmou o então presidente do Congresso Nacional, deputado Ulysses Guimarães. Dessa forma, devemos preservar a democracia que é o direito ao voto, o direito de escolha, de mudar ou deixar um governo por mais quatro anos, seja ele de direita, de centro ou de esquerda, isso vai da vontade do povo. “, disse.

De acordo com o deputado delegado Toni Cunha (PL) a democracia é o melhor dos imperfeitos sistemas. ” A democracia é o melhor dos imperfeitos sistemas, não há perfeição. No Brasil ainda é preciso ser construída muita coisa para que se chegue perto do ideal que é a democracia. É necessário aumentar, sim, a representatividade de mulheres, de minorias, e principalmente, uma reforma no sistema político, para que todos possam ter condições de igualdade na disputa dos pleitos eleitorais”, pontuou o parlamentar.

A data foi instituída, em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de realçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais. No Brasil, a Constituição Federal é considerada a guardiã maior da democracia.

Texto: Rodrigo Nicolau / Divulgação Alepa.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }