Alepa News: Parlamento aprova Projeto de inclusão para portadores de deficiência

De autoria do deputado coronel Neil, foi protocolada na Alepa a matéria que dispõe sobre a criação do Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas no Estado. A intenção é oferecer, a título gratuito e sob a forma de empréstimo, cadeiras de rodas, muletas, bengalas, andadores e outros aparelhos necessários à locomoção de...

Publicado em 17 de novembro de 2023 às 15:16

De autoria do deputado coronel Neil, foi protocolada na Alepa a matéria que dispõe sobre a criação do Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas no Estado. A intenção é oferecer, a título gratuito e sob a forma de empréstimo, cadeiras de rodas, muletas, bengalas, andadores e outros aparelhos necessários à locomoção de pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou acamadas, no Pará.

'O acesso à mobilidade é um direito fundamental de todas as pessoas, inclusive daquelas com deficiência física. No entanto, muitas vezes, devido às dificuldades financeiras enfrentadas por essa parcela da população, a aquisição de uma cadeira de rodas adequada se torna inviável. Visando suprir essa lacuna e promover a inclusão social, o presente projeto de lei propõe a criação do Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas no Estado do Pará. Por meio desse Banco, será possível disponibilizar cadeiras de rodas para empréstimo gratuito àqueles que necessitam, mas não têm condições financeiras de adquiri-las', pontuou Neil, na justificativa do projeto.

O deputado também sugere a criação do programa Mãos Solidárias, para fornecer próteses de mãos a pessoas que tenham sofrido amputação de uma ou ambas as mãos, bem como, equipamentos para a locomoção de pessoas com a mobilidade reduzida, de modo a promover a inclusão, acessibilidade e a igualdade de oportunidades no Estado.

'O projeto pretende a promoção da inclusão e o bem-estar de pessoas amputadas ou com mobilidade reduzida temporária ou permanente, garantindo o acesso a próteses de mãos, de alta qualidade, o acompanhamento médico adequado, bem como o fornecimento de equipamentos para facilitar a locomoção de pessoas em estado de vulnerabilidade social, econômica e de saúde. A matéria visa ainda, à realização de campanhas de mobilização dos seguimentos sociais, com o objetivo de estimular ações solidárias de doações de próteses e de equipamentos necessários para a locomoção de pessoas com a mobilidade reduzida, oferecendo, assim, apoio para quem mais precisa de suporte para reabilitação, recuperação e restabelecimento da saúde', disse, Neil, no texto da matéria.

Texto: Natália Mello / Alepa Divulgação.