Adolescente pede para doar sangue no dia do aniversário de 16 anos: 'o melhor presente é ajudar vidas'

Maria Eduarda, uma adolescente que vive em Colatina, no Espírito Santo, decidiu comemorar o aniversário de 16 anos de uma forma inusitada e solidária: fazendo a primeira doação de sangue. A adolescente explicou que já tinha escolhido seu presente desde o ano passado, quando fez 15 anos. Ela, então, esperou completar...

Publicado em 24 de maio de 2023 às 08:34

Maria Eduarda, uma adolescente que vive em Colatina, no Espírito Santo, decidiu comemorar o aniversário de 16 anos de uma forma inusitada e solidária: fazendo a primeira doação de sangue. A adolescente explicou que já tinha escolhido seu presente desde o ano passado, quando fez 15 anos. Ela, então, esperou completar 16 anos, que é a idade permitida para poder doar sangue com a autorização dos pais, para poder realizar essa vontade e que a maior inspiração veio da própria família.

'Minha família toda dá o exemplo e já doa sangue. Quando eu fiz 15 anos, já sabia que ia querer doar no ano seguinte. Pensei que no meu aniversário seria o melhor presente poder ajudar outras vidas. A gente precisa ajudar o próximo', disse. No dia exato em que ela completou os 16 anos, a família toda foi até o hemocentro para doar sangue: o irmão de 19 anos, o pai Josué e a mãe, Fabiana. Os pais, inclusive, fizeram questão de registrar todos os momentos, visivelmente emocionados.

No dia, a estudante disse que chegou a ficar um pouco ansiosa, mas que focou na importância da ação que estava fazendo: 'Eu achei muito tranquilo, muito 'daora'. Eu tava muito ansiosa no começo, mas depois me tranquilizaram, nem doeu', contou a adolescente.

Josué disse que já é doador há mais de dez anos e que sempre incentivou a filha: 'Um orgulho saber que estou mantendo um bom ensinamento, ensinando os princípios da vida. Fazer o bem, sem olhar a quem', comentou o pai. A jovem disse que espera motivar outras pessoas a também doarem sangue, e que já conseguiu convencer alguns amigos próximos. Maria Eduarda sabe que a ação dela pode ajudar até quatro pessoas: 'Acho que consegui convencer alguns amigos sim. Se depender de mim, sempre que eu puder eu vou tentar ao máximo doar. Espero poder incentivar outras pessoas', relatou a jovem.

Com informações do G1