Aeronave é destruída e duas pessoas são presas após fechamento de espaço aéreo na Terra Yanomami

Uma aeronave foi destruída e duas pessoas foram presas após a desativação dos corredores aéreos legais na Terra Indígena Yanomami. A ação foi divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB), nessa sexta-feira, 7. A operação ocorreu em uma pista clandestina de garimpo ilegal, a sudeste de Surucucu, próximo à fronteira com...

Publicado em 8 de abril de 2023 às 11:38

Uma aeronave foi destruída e duas pessoas foram presas após a desativação dos corredores aéreos legais na Terra Indígena Yanomami. A ação foi divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB), nessa sexta-feira, 7.

A operação ocorreu em uma pista clandestina de garimpo ilegal, a sudeste de Surucucu, próximo à fronteira com a Venezuela. A liberação dos corredores aéreos para saída voluntária de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami por voos privados foi encerrada na última quinta-feira, 6.

Deflagrada a partir de ações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), os agentes pousaram na localidade ainda na quinta-feira, em um helicóptero da Marinha do Brasil, utilizando um equipamento de visão noturna, chamado NVG (do inglês, Night Vision Goggles).

Os suspeitos foram presos pelos agentes e em seguida a aeronave foi incendiada. Após a neutralização, a equipe voltou para Boa Vista, onde os suspeitos foram entregues às autoridades policiais competentes.

A ação foi realizada entre as Forças Armadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com a volta do controle aéreo, as aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea, estarão sujeitas às Medidas de Proteção do Espaço Aéreo (MPEA).

Com informações do G1