Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Agro dará ‘sustentação’ para crescimento em 2023, diz Haddad

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) disse que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2023 terá como “fator preponderante” o desempenho do agronegócio no começo deste ano, mesmo com possível desaquecimento na segunda metade do ano. A fala foi feita durante entrevista para a TV GGN no último sábado, 29. Na ocasião, ele disse:

“Vimos que o agro estava vindo muito forte no 1º trimestre e era o que daria sustentação para o crescimento econômico deste ano, como de fato vai ser o fator preponderante”. Ele também citou ter havido conversas para que o governo não tivesse ilusão por conta desse crescimento: “Não era razão para festejar, pois já havia componentes de desaceleração bastante notáveis a partir de maio”, declarou.

CONTINUE LENDO...

Haddad disse ainda que deveria ter havido indicação de corte da taxa Selic em maio e junho, mas que a diretoria do Copom (Comitê de Política Monetária) “tem um perfil bastante conservador”, disse. Ele disse que “se a taxa cair para 13,25% é uma sinalização, mas, na prática, é muito pouco”.

O ministro falou que “seria uma grande surpresa” se o mercado não sofresse desaquecimento no segundo semestre. “Com uma taxa de juro real projetada em 10% em termos reais, não há economia que resista”, disse. Ele afirmou existir um espaço “bastante considerável” para a redução do atual patamar e que o ciclo de cortes já deve começar. Em junho, o Copom decidiu manter os juros em 13,75% ao ano pela sétima reunião seguida.

Com informações do Poder 360

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }