Divulgação/ Fiocruz
Divulgação/ Fiocruz

Anvisa autoriza uso emergencial de dois novos testes para detectar a varíola dos macacos

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta segunda-feira, 29, o uso emergencial de dois tipos de testes para detecção de varíola dos macacos. A aprovação permite a utilização imediata de 24 mil kits.

A autorização veio em reposta a pedidos feitos pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz. Os kits são produzidos pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fiocruz, e não têm, ainda, registro definitivo na Anvisa.

CONTINUE LENDO...

A agência considerou a situação da doença no país, além das limitações para realizar o diagnóstico para varíola dos macacos, incluindo a quantidade de testes represados e o fato de não haver kits comerciais para detecção da doença.

Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil tem 4.493 casos confirmados da doença. São Paulo é o estado que reúne maior número de casos, com 2.788 ocorrências confirmadas.

“Destaca-se que, atualmente, no País, estão estruturados tecnicamente oito (08) Laboratórios de Referência para o diagnóstico da Monkeypox, por biologia molecular, que têm se demonstrado limitados na capacidade de atender à crescente demanda, gerando um quantitativo de solicitações de exames represadas”, disse a Anvisa, acrescentando:

“Com o pleito, o Ministério da Saúde pretende descentralizar a realização do diagnóstico da Monkeypox para a Rede de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) e propiciar o diagnóstico mais oportuno com a redução do tempo de liberação de resultado ao paciente.”

Com informações de O Globo

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }