Rick Haley/Arquivo Pessoal
Rick Haley/Arquivo Pessoal

Após 58 dias desaparecido, cachorro é encontrado a 150 metros de profundidade em caverna; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Nesta semana, viralizou nas redes sociais um resgate inusitado nos EUA: um professor decidiu mapear uma caverna e acabou liderando a missão de resgate de um cão de 13 anos que estava desaparecido há quase dois meses no local.

O professor e espeleólogo Rick Haley, de 66 anos, conta que, no dia 6 de agosto decidiu ajudar a mapear uma caverna junto com uma equipe de aproxidamente 30 espeleólogos ao norte de Perryville, no estado americano de Missouri, como parte de um projeto para a Cave Research Foundation. A caverna em questão faz parte do sistema de cavernas de Berome Moore, o segundo maior sistema de cavernas do estado, medindo cerca de 35 km.

CONTINUE LENDO...

Ao encontrar o animal, Haley, que estava envolvido em logística e gerenciamento de problemas na expedição, conta que saiu da caverna para encontrar outro espeleólogo e um chefe assistente do corpo de bombeiros local. Pouco antes de pedir ajuda aos bombeiros, ele conta que outro grupo de pais e filhos que visitavam a caverna durante o dia encontrou um cachorro no fundo da caverna antes de pedir ajuda a Haley.

Haley conta que ele e o colega também espeleólogo Gerry Keene, os dois com treinamento especializado em resgate em cavernas, tiveram que rastejar e se espremer por passagens apertadas para chegar ao cachorro, que estava em um estado delicado. Haley diz que embora “Ela não parecia ter nenhum ferimento, mas ela estava realmente desnutrida. Ela era pele e osso. Tinha lama nela”.

O canino perdido estava “letárgico” e com muita dificuldade em andar, por isso, eles decidiram colocar o animal em um cobertor e dentro de uma mochila e ela entrou, o que também facilitou para que eles a conduzissem cuidadosamente para fora da caverna.

A missão de resgate levou mais de uma hora, de acordo com Haley. Embora o treinamento de resgate não cubra resgates de cães, ele explicou que “muitos dos mesmos princípios que você usaria para uma pessoa podem ser usados ​​para um cachorro” – como mantê-los aquecidos e secos e ter cuidado com possíveis ferimentos.

“O cachorro estava em mau estado”, disse Haley. Mas uma vez que ela estava fora da caverna, “seu espírito se animou um pouco”.

Após o resgate, um membro da equipe de espeleologia vasculhou o bairro com uma foto do cachorro na caverna antes de identificar seu dono, que “ficou surpreso ao ver o cachorro”. O proprietário disse que Abby, de 13 anos, estava desaparecida desde 9 de junho, logo, ela poderia estar na caverna por quase dois meses.

Haley disse que ainda não está claro como o cachorro foi parar tão longe na caverna. Uma hipótese é que ela pode estar perseguindo um animal como um rato ou guaxinim, especulando que as inundações na caverna causadas por fortes chuvas podem tê-la levado mais fundo no sistema de cavernas: “É uma sensação boa” participar do resgate, disse Haley. Ele também creditou o trabalho da equipe de espeleólogos que trabalha com a Cave Research Foundation.

“Eu era uma das únicas pessoas na superfície no momento em que o resgate precisava acontecer”, disse ele. Mas “se houvesse todos os 30 espeleólogos lá, você teria encontrado 30 pessoas facilitando esse resgate”.

Com informações da CNN

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }