Assessora de Igualdade Racial critica 'torcida branca' do São Paulo: 'descendente de europeu safade'

A assessora especial de assuntos estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothé, usou seu perfil no Instagram para criticar a torcida do São Paulo durante a final da Copa do Brasil, disputada entre o clube paulista e o Flamengo. Ela publicou uma foto da arquibancada do Morumbi nos stories com a...

Publicado em 26 de setembro de 2023 às 08:15

A assessora especial de assuntos estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothé, usou seu perfil no Instagram para criticar a torcida do São Paulo durante a final da Copa do Brasil, disputada entre o clube paulista e o Flamengo. Ela publicou uma foto da arquibancada do Morumbi nos stories com a mensagem: 'Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… Pior tudo de pauliste'.

Decothé estava com Anielle Franco no Morumbi, estádio do São Paulo Futebol Clube. As duas, que são flamenguistas, viajaram em um avião da FAB de Brasília para São Paulo para acompanhar o jogo e assinar o protocolo de combate ao racismo no esporte.

A assessora fez outros 2 stories com críticas à diretoria do Flamengo e à PF: publicou uma imagem sua com a camisa do Flamengo e criticou a 'diretoria fascista' do clube rubro-negro; publicou uma imagem de dentro de um automóvel e a seguinte mensagem: 'Entrando no estádio no carro da PF. Morte horrível'.

. Crédito: .

Após polêmicas, Anielle Franco e Ministério da Igualdade Racial se manifestam

Ao ser questionado pelas publicações de Marcelle Decothé em seus perfis nas redes sociais, o Ministério da Igualdade Racial disse, em nota, que vai apurar a conduta da funcionária, 'ainda que as postagens tenham sido feitas em momento de descontração, fora dos ritos institucionais e de tom informal'.

Anielle Franco, que foi ao jogo no avião da FAB, se posicionou em uma rede social e disse que as críticas são inacreditáveis e afirmou ainda que 'abriu mão de um domingo com a família para trabalhar' e que as 'noções estão invertidas' porque, na opinião da ministra, estava sendo criticada por promover um 'acordo histórico de enfrentamento ao racismo'.



https://twitter.com/aniellefranco/status/1706371951520854069?s=20