Uma avalanche atingiu o Himalaia nesta terça-feira, 4, e matou sete turistas. A avalanche ocorreu no estado de Sikkim, próximo a uma passagem montanhosa para a região chinesa do Tibete. Segundo o Exército indiano, outras pessoas ainda estão presas no local.
O Exército afirmou que cerca de cinco veículos transportando até 30 turistas estavam no local e ficaram presos sob a neve quando a avalanche atingiu. “Ainda estamos para determinar quantas pessoas ainda estão presas. 17 pessoas foram resgatadas, das quais oito estão muito críticas e foram transferidas para um hospital”, disse o oficial sênior da polícia Tenzing Loden Lepcha à Reuters por telefone.
As operações de resgate estão em andamento, disse Loden Lepcha, acrescentando que, quando a avalanche atingiu, as pessoas tiravam fotos perto de um riacho. Equipes de resgate cavaram com pás perto de uma cachoeira, mostraram imagens divulgadas pelo Ministério da Defesa da Índia. Máquinas pesadas amarelas trabalham na área para limpar a neve deixada pela avalanche.
Outros 350 turistas retidos e 80 veículos foram resgatados depois que a neve foi removida da estrada, disse o comunicado do exército.
Com informações do G1