Banco Central anuncia chegada do Pix por aproximação; confira

A meta é que essas “finanças abertas” aumentem a concorrência entre os bancos em busca de clientes, o que pode resultar em vantagens para os consumidores.

Publicado em 4 de julho de 2024 às 13:04

O Pix é o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
O Pix é o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Crédito: Agência Brasil

Nesta quinta-feira, 4, o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram novas regras que vão permitir o pagamento por aproximação com o Pix. As medidas também criam a possibilidade de usar o meio de pagamento na internet, sem sair do ambiente de compras online.

Segundo informações do BC, as novidades devem estar disponíveis a partir de fevereiro de 2025. Neste mês, contudo, o BC deve publicar normas detalhadas sobre como as instituições financeiras devem viabilizar a criação desses serviços. A previsão é que, em novembro, as novas funcionalidades comecem a ser testadas.

Ainda segundo o BC, o Pix por aproximação resultará de novas regras que serão adotadas no Open Finance. Esse sistema possibilita que as informações bancárias e a movimentação da conta de uma pessoa sejam compartilhadas entre diversas instituições financeiras. A meta é que essas “finanças abertas” aumentem a concorrência entre os bancos em busca de clientes, o que pode resultar em vantagens para os consumidores.

Uma nota divulgada pelo BC, diz que as regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, abrangendo instituições financeiras relevantes em segmentos, como investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo mecanismo vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN).