Divulgação/Prefeitura de Brejetuba
Divulgação/Prefeitura de Brejetuba

Brasil mantém recorde de maior café coado do mundo, com mais de 8 mil litros; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Espírito Santo que é o segundo maior produtor de café do Brasil. Para celebrar a data, a região possui desde 2011 o recorde de maior café coado no mundo. A festa onde este café é coado acontece em Brejetuba, Região Serrana do estado.

@karinavelten5

Início da coagem do maior café do mundo ☕

♬ som original – Karina Velten


O último café foi coado no sábado, 30, durante o aniversário da cidade. O processo todo, desde a montagem do coador até o café prontinho servido para as pessoas, dura mais de 1 mês. São várias etapas e são selecionados os melhores cafés da cidade para participarem.

CONTINUE LENDO...

A festa é realizada desde 2008, e em 2011 o recorde de maior café coado do mundo foi batido. Ao final de cada edição os realizadores do evento entram em contato com o Guinness Book para consolidar o recorde mundial e também nacional.

Alguns números do ‘café gigante’:
🌿São coados 8.260 litros de café;
👨‍🌾 São utilizados 700kg de pó de café;
☕ Mais de 2 mil cafézinhos servidos;
🕗 O processo de coagem completa demora 4 horas, mas o café já é servido 1h depois da água esquentar;
👃🏼 Depois de pronto, o cheirinho de café ainda fica pairando no ar por 6h e chega até a cidade

O que acontece depois?

Jamaica Maria da Silva, servidora pública que leva junto com sua família a tradição de fabricar o coador gigante explica que: “O líquido do café é descartado em caixas de água onde ficam os resíduos do café, que é o processo de descascamento do café. Ele não pode ser utilizado e precisa ser descartado. Então são feitos alguns buracos e a gente deposita”.

Já sobre o pó de café, ela menciona que “A gente espera secar (processo que pode levar até 6 dias), e aí eles retiram esse pó e geralmente dão para a igreja para depois ele ser confeccionado para tapetes de Corpus Christi. Antes, ele virava adubo”, diz.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }