Brasil mediará reunião entre Venezuela e Guiana nesta quinta-feira

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, se reúnem em São Vicente e Granadinas, no Caribe, nesta quinta-feira, 14, para discutir a tensão que envolve a região de Essequibo. O Brasil enviou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, para atuar como um dos...

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 10:39

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, se reúnem em São Vicente e Granadinas, no Caribe, nesta quinta-feira, 14, para discutir a tensão que envolve a região de Essequibo. O Brasil enviou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, para atuar como um dos mediadores da conversa.

O encontro será realizado após os venezuelanos decidirem, em referendo, pela anexação de 74% do território guianês. Segundo o governo de Maduro, mais de 95% votaram pela criação do Estado de Essequibo. O governo da Guiana classificou o resultado como 'provocativo, ilegal, nulo e sem efeito jurídico internacional'. Também acusou o líder venezuelano de crime internacional ao tentar enfraquecer a integridade territorial do Estado soberano da Guiana.