Câmara instaura processo contra André Janones por 'rachadinha'

O Conselho de Ética da Câmara abriu nesta quarta-feira, 13, um processo para analisar o pedido de cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por acusações de rachadinha (repasse de salários de funcionários). Porém, o presidente do colegiado, deputado Lomanto Júnior (União-BA), ainda definirá o relator...

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 15:33

O Conselho de Ética da Câmara abriu nesta quarta-feira, 13, um processo para analisar o pedido de cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por acusações de rachadinha (repasse de salários de funcionários). Porém, o presidente do colegiado, deputado Lomanto Júnior (União-BA), ainda definirá o relator para o caso.

A medida atende um pedido feito em 28 de novembro pelo PL, alegando que é 'inequívoca' a quebra de decoro parlamentar de Janones se comprovado o desvio de salários de funcionários para enriquecimento ilícito.

Janones já está sendo investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). No dia 4 de dezembro, a Corte atendeu a uma orientação da PGR (Procuradoria Geral da República) e abriu um inquérito. Desde o início da repercussão do caso, o deputado nega as acusações e afirma que propôs, na realidade, uma vaquinha' para ajudar no custeio de dívidas pessoais.