Com Alzheimer, idosa deixa recado comovente aos familiares em porta de armário; assista

Com Alzheimer, uma idosa de 77 anos deixou um recado importante aos familiares e amigos na porta do armário de sua casa em Mato Grosso do Sul. A senhorinha expressou com um marcador de texto seu desejo de ser uma doadora total de órgãos. Até o momento não há informações sobre em quais circunstâncias Maria...

Publicado em 29 de julho de 2023 às 12:58

Com Alzheimer, uma idosa de 77 anos deixou um recado importante aos familiares e amigos na porta do armário de sua casa em Mato Grosso do Sul. A senhorinha expressou com um marcador de texto seu desejo de ser uma doadora total de órgãos.

Até o momento não há informações sobre em quais circunstâncias Maria Pinilla Porta, marcou estas intenções na porta. Mas, o recado foi parar nas redes sociais após uma visita da família que foi esvaziar o imóvel dela para alugá-lo. Veja o vídeo:


@sofiaespinosamoura

Fomos esvaziar o apartamento da minha avó e achamos essa surpresa ❤️

♬ som original - Sofia Espinosa Moura

Maria veio da Espanha para o Brasil ainda criança. Ela morou em Curitiba (PR) e depois em Campo Grande (MS). O Alzheimer junto com o esquecimento começou a dar indícios durante a pandemia da codi-19 e foram se acentuando a ponto de, em agosto de 2021, ela precisar ser levada para morar junto com uma filha.

No recado deixado pela idosa, ela afirma ser 'doadora total de órgãos' e faz um inventário na porta de quais de seus órgãos estão, em sua avaliação, aptos: 'O pulmão não, fumei muitos anos. O fígado é virgem, nunca bebi', enumera ela. A imagem da mensagem comovente foi compartilhada pela neta dela, a influencer Sofia Espinosa Moura, de 23 anos.

Embora o desejo seja muito bonito, devido o limite de idade para a doação de órgão determinado pelo Ministério da Saúde, não será possível realizar o desejo da dona Maria. Apenas as córneas, se saudáveis, é que podem ser doadas sem limite de idade estabelecida. Os limites são:

Rim, 75 anos;Fígado, 70 anos;Válvulas cardíacas, 65 anos;Pele e ossos, 65 anos;Coração, 55 anos;Pulmão, 55 anos;Pâncreas, 50 anos.

Além disso, para este tipo de situação, é preciso estar de acordo com a família e então comunicar a decisão aos parentes, já que a palavra final é deles após constatada morte cerebral do doador em potencial.

Com informações do Metrópoles