Na tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai tomar posse como presidente do Brasil. O mandato de Lula – que será o terceiro dele na história – vai perdurar até o final de 2026. A cerimônia de posse vai acontecer na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e deve contar com mais de 30 mil apoiadores para acompanhar a passagem de faixa. Além disso, presidentes de diversos países e autoridades estaduais devem comparecer.
Para garantir a segurança de todos que estarão na Esplanada, seja autoridades ou apoiadores de Lula, os órgãos de segurança montaram uma extensa estratégia que vem sendo executada desde a última sexta-feira, 30 de dezembro de 2022, quando o fluxo de pessoas e veículos foi reduzido no local. Estas vias serão liberadas 100% somente após a dispersão do público, o que deve acontecer no final da noite deste domingo.
Os órgãos de segurança divulgaram um comunicado recomendando que as pessoas que forem ao evento na Esplanada optem pelo uso do transporte público, que estará funcionando até às 4h da madrugada desta segunda-feira, 2 de janeiro, conforme informou a Semob do Distrito Federal. Porém, quem decidir ir de carro, deverá estacionar no Setor Bancário Norte, Setor de Autarquias e Setor de Diversões.
O metrô também terá alteração no horário de funcionamento. Neste domingo, o Metrô-DF vai funcionar de 9h às 2h da madrugada de segunda-feira, 2. No entanto, a partir das 22h somente a Estação Central estará aberta para o embarque. O desembarque estará funcionando normal em todas as estações.
Já em relação ao acesso das pessoas, isso será feito somente pela N1. Os acessos pela S1 ou pelas escadarias dos ministérios estarão fechados.
Monitoramento
Toda a área será monitorada pelas forças de segurança do Distrito Federal. Este trabalho será feito por câmeras de videomonitoramento e drones. As imagens serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília, onde estarão os responsáveis pela segurança pública da capital federal e os representantes dos órgãos federais.
A Polícia Militar do Distrito Federal vai realizar barreiras para vistoria das pessoas que pretendem acessar à Esplanada dos Ministérios. Nestes postos, todos serão revistados. A entrada ao local da posse será feito a partir das 12h30 e será encerrado assim que o limite de 30 mil pessoas for atingido.
Itens proibidos
Será proibido acessar a área portando:
armas brancas ou objetos pontiagudos; garrafas de vidro e latas; hastes de bandeiras; espetos de churrasquinhos; apontador a laser e similares; armas de brinquedo, réplicas ou simulacros; barracas, tendas similares; fogões e similares; fogos de artifício e artefatos explosivos; dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone); substâncias inflamáveis; drogas ilícitas; quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio.
Também não será permitido acessar a área com animais, exceto cães guia. As pessoas que pretendem levar lanche e água, a recomendação é que utilizem embalagens de plástico transparentes. É proibida ainda a utilização de drones na região da Esplanada, exceto aqueles das forças de segurança e autorizados pela equipe de transição.