Neste domingo, 1º de janeiro de 2023, mais de 300 mil pessoas devem participar da festa da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin. Eles tomarão posse em sessão solene do Congresso Nacional, às 15h, no Plenário da Câmara dos Deputados, mas a festa popular, as atrações culturais e gastronômicas e os shows musicais começam antes, a partir das 10h.
A cerimônia que será acompanhada por mais de 60 delegações estrangeiras, numa sinalização de prestígio de parte da comunidade internacional depois de o governo Jair Bolsonaro (PL) ficar marcado por atritos com parceiros tradicionais do país.
São esperados ao menos 17 chefes de Estado e de governo, com participação expressiva de líderes da América do Sul e de países da CPLP (Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa). Aliado tradicional do petismo, o argentino Alberto Fernández viajará a Brasília e retornará no mesmo dia a Buenos Aires.
O argentino Alberto Fernández viajará a Brasília e retornará no mesmo dia a Buenos Aires. Representantes como presidentes Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia) também devem prestigiar a posse.
O uruguaio Luis Lacalle Pou, de centro-direita, por sua vez, incluiu na delegação
dois ex-presidentes, de correntes distintas: Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000) e José Pepe Mujica (2010-2015). De acordo com a embaixada uruguaia, estar presente nessa cerimônia “personificar os profundos laços de amizade e os sólidos e históricos vínculos existentes entre Uruguai e Brasil”.
Artistas
A campanha de Lula em 2022 ficou marcada pelo grande apoio que recebeu de artistas e celebridades através das redes sociais. Na cerimônia que marca o início do seu mandato, algumas celebridades devem comparecer.
Durante o primeiro dia de 2023, Brasília receberá um grande festival de música, com mais de 60 artistas. A primeira-dama, Janja da Silva, se envolveu diretamente no Festival do Futuro, nome dado ao conjunto de shows que acontecerão na Esplanada dos ministérios.
Dezenas de artistas confirmaram suas participações, entre eles: Gaby Amarantos, Pabllo Vittar, BaianaSystem, Martinho da Vila, Os Gilsons, Drik Barbosa, Rael, Fernanda Takai, Odair José, Otto, Paulo Miklos, Thalma de Freitas, Tulipa Ruiz, Valeska Popozuda e outros.
Além desses, o festival vai contar com a apresentação do comediante Paulo Vieira. Leandra Leal e Titi Muller, divulgaram nas redes sociais o entusiasmo para presenciar a cerimônia.
Confira os posts:
Comprei a passagem para a posse do presidente @LulaOficial ! Eu estou indo com a minha família e quero repetir essa foto. Vai ser muito emocionante ❤️ pic.twitter.com/VnlMS4NoCi
— Leandra Leal (@leandraleal) November 14, 2022