Corrente oceânica pode colapsar e ameaçar vida na terra, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Copenhague aponta em um estudo que um importante padrão de circulação das águas do Oceano Atlântico, responsável por regular boa parte do clima do planeta, pode entrar em colapso ainda neste século.  O trabalho dos cientistas dinamarqueses foi publicado na revista científica...

Publicado em 27 de julho de 2023 às 18:29

Pesquisadores da Universidade de Copenhague aponta em um estudo que um importante padrão de circulação das águas do Oceano Atlântico, responsável por regular boa parte do clima do planeta, pode entrar em colapso ainda neste século. 

O trabalho dos cientistas dinamarqueses foi publicado na revista científica 'Nature Communications' na terça-feira, 25. Apesar das conclusões não serem as mesmas de outras projeções anteriores e soarem ainda mais pessimistas, o estudo vem sendo lido como um novo alerta sobre a necessidade urgente de frear as mudanças climáticas. 

A pesquisa foi conduzida pelo físico teórico Peter Ditlevsen e pela matemática e estatística Susanne Ditlevsen.

Segundo o trabalho dos irmãos Ditlevsen, o grande sistema de correntes oceânicas AMOC (Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico, adaptado do inglês Atlantic Meridional Overturning Circulation) está mais lento e menos resiliente. 

Por isso, segundo eles, a AMOC vai entrar em colapso em algum momento entre os anos de 2025 e 2095 por causa da mudança climática. 

A AMOC é uma parte vital do movimento das águas oceânicas, fenômeno que tem um impacto importante na distribuição do calor pelo nosso planeta. Tecnicamente, esse conceito é chamado de circulação termohalina.

Como cerca de 90% do calor global está armazenado nos oceanos, as mudanças nessas correntes influenciam o clima em diversas regiões do globo.

Com informações do G1