Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Donald Trump e Elon Musk celebram eleição de Milei na Argentina; veja a repercussão

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Elon Musk, bilionário ultraliberal, celebraram a vitória de Javier Milei, eleito presidente da Argentina no domingo, 19, pelo partido do partido A Liberdade Avança. Além deles, outras personalidades se manifestaram após escolha do novo presidente.


Trump
Em sua plataforma, a Truth Social, Trump disse que o “mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”.

CONTINUE LENDO...

Musk
O bilionário Elon Musk também comentou o resultado das eleições.No X (antigo Twitter), ele reagiu a um post anunciando a vitória do candidato ultraliberal e afirmou: “A prosperidade está à frente da Argentina”.

Gabriel Boric
Parabenizando a democracia argentina e reconhecendo a dignidade do candidato derrotado, o presidente chileno saudou Milei pela vitória. Gabriel Boric ainda desejou “o melhor para ao povo argentino” e reforçou o “respeito e apoio” entre os países.

Petro
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falou no X, antigo Twitter, sobre a vitória da extrema direita.

“É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina”. Segundo ele, o “neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade.”

‘Trabalhar juntos’
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, disse que ele e Milei vão “trabalhar juntos para melhoras as relações bilaterais”. Numa postagem no X, o uruguaio também mandou saudações ao novo presidente eleito.

Ex-presidente argentino Mauricio Macri
O ex-presidente Mauricio Macri, que apoiou Milei no segundo turno, postou uma mensagem no X, antigo Twitter. “A maioria dos argentinos se expressou de forma contundente, escolhendo a mudança e rejeitando a continuidade”, escreveu.

“Felicito Javier Milei por representar com valentia a vontade de avançar e prosperar que vive no coração dos argentinos. Ele soube escutar a voz dos jovens e a frustração de milhões de pessoas empobrecidas. Não há dúvidas de que hoje começa uma época. Isso nos dá esperança. O novo governo necessitará de apoio, confiança e paciência de todos nós.”

Secretário dos Estados Unidos
Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos, parabenizou Javier Milei pela sua vitória nas eleições argentinas de domingo (19).

“Aplaudimos o robusto processo democrático através do qual o público argentino tem falado. A forte participação e a condução pacífica da votação são uma prova das instituições eleitorais e democráticas da Argentina”, completou.

“Esperamos trabalhar com o Presidente eleito Milei e o seu governo em prioridades partilhadas que beneficiem os povos de ambos os países, incluindo a proteção dos direitos humanos e da democracia, a resposta às alterações climáticas e o investimento na classe média”

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }