Engenheiros desenvolvem bola inteligente para jogadores cegos; assista

Engenheiros russos, ao lado de jogadores de futebol com deficiência visual, desenvolveram durante dois anos, um novo dispositivo esportivo, a Sound ball, uma espécie de bola sonora. Os jogadores da seleção russa de futebol de cegos fizeram o test drive da bola inteligente, que não deveria ser muito pesada, ser...

Publicado em 3 de abril de 2023 às 15:55

Engenheiros russos, ao lado de jogadores de futebol com deficiência visual, desenvolveram durante dois anos, um novo dispositivo esportivo, a Sound ball, uma espécie de bola sonora.

Os jogadores da seleção russa de futebol de cegos fizeram o test drive da bola inteligente, que não deveria ser muito pesada, ser resistente a impactos e fácil de conduzir. A tecnologia ainda está em aperfeiçoamento.

A 'Soundball', como foi chamada, se difere de todos os equivalentes existentes quando se avalia a continuidade do som emitido. As bolas atualmente utilizadas em futebol de cegos possuem chocalhos em seu interior e param de fazer barulho quando estão paradas. O ruído pode ser ouvido durante todo o jogo, mesmo durante um intervalo completo. A carga tem duração de duas horas.

O segredo são os sensores especiais e motores elétricos projetados pelos engenheiros russos como uma espécie de 'enchimento tecnológico'. Assim que a bola para, o dispositivo começa a fazer um barulho ainda mais alto. A tecnologia está em aperfeiçoamento e os jogadores da seleção russa de futebol de cegos fizeram o test drive.