Especialista dá dicas para manter a dieta durante as festas de fim de ano; confira

As festas de fim de ano costumam causar um desconforto em quem faz dieta para emagrecer ou tenta uma alimentação mais saudável. Ficar em paz com a balança e manter a rotina neste período parece impossível diante das refeições de Natal e Ano-Novo. Chester, tender, panetone, sobremesas… São tantas delícias que é comum...

Publicado em 20 de dezembro de 2023 às 04:59

As festas de fim de ano costumam causar um desconforto em quem faz dieta para emagrecer ou tenta uma alimentação mais saudável. Ficar em paz com a balança e manter a rotina neste período parece impossível diante das refeições de Natal e Ano-Novo.

Chester, tender, panetone, sobremesas… São tantas delícias que é comum ganhar uns quilinhos no final do ano. Entretanto, isso não significa perder a paz com a balança e a endocrinologista Lorena Lima Amato explica mais sobre o assunto.

A seguir, a profissional dá dicas para não ganhar tanto peso nas celebrações e ficar tranquilo consigo mesmo nessa época.

Tente ficar longe das mesas de petiscos

Se estiverem todos sentados ao redor da mesa, isso não é uma possibilidade. Contudo, em algumas festinhas e celebrações de fim de ano, pode haver uma mesa de petiscos com todas as comidas.

Não se prive, modere

Um dos maiores erros nesse tipo de situação é tentar se privar completamente de tudo aquilo que engorda (e que é gostoso). 

Primeiramente, porque o Natal e o Ano-Novo só ocorrem uma vez por ano e dar aquela fugidinha com moderação da dieta não vai estragar todo o esforço que você fez antes e fará depois.

E, em segundo lugar, é quase impossível resistir a tudo nas celebrações, ou seja, você vai comer mesmo assim. A diferença é se vai se culpar por isso ou não: por isso, a solução é não exagerar.

Pense bem nas bebidas

É comum maneirar nas comidas, mas acabar se perdendo nas bebidas e sabotando tudo. Para que isso não aconteça, dê preferência para líquidos com menos açúcar.

A quantidade ingerida também é importante. Nesse sentido, a endocrinologista recomenda uma técnica para não deixar o exagero acontecer. 

No caso das bebidas alcoólicas, fica outra dica: a cada gole, beba um pouquinho de água, para que o seu organismo não fique desidratado.

Não tenha medo da balança

Após as festas de fim de ano, não é necessário tem medo da balança e nem fazer uma dieta super restritiva para compensar. 

'Pese-se, veja se ganhou peso e retome sua rotina de qualidade de vida, com alimentação equilibrada, atividade física diária e boas noites de sono. São ótimos ingredientes para começar bem 2024', orienta Dra. Lorena.

Com informações do Metrópoles