Reprodução
Reprodução

Finlândia entra formalmente na Otan e Rússia promete retaliação

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

País vizinho da Rússia, a Finlândia entrou oficialmente nesta terça-feira, 4, para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A adesão da Finlândia à Otan é um dos principais movimentos da geopolítica mundial desde o início da guerra na Ucrânia e acirra ainda mais as tensões entre Ocidente e Rússia, que agora divide oficialmente uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros com um país membro da aliança militar do Ocidente.

CONTINUE LENDO...

Moscou, que justificou a invasão da Ucrânia justamente pelo fato de Kiev estar em conversações para ingressar na Otan à época, prometeu retaliações.

Com a adesão da Finlândia, ratificada em uma cerimônia em Bruxelas nesta manhã, Helsinki encerra também uma história de décadas de neutralidade e fica automaticamente protegida por todos os membros da aliança, como os Estados Unidos, caso o território finlandês seja invadido, tropas da Otan são automaticamente convocadas para intervir e para defendê-lo.

A Otan é uma aliança criada em 1949, durante a Guerra Fria, sob a liderança dos Estados Unidos e como oposição à antiga União Soviética. Com 30 países, 31 agora, contando com a Finlândia, o grupo zela pelos interesses econômicos e militares de seus membros.

Na cerimônia desta terça-feira em Bruxelas, o ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, entregou o documento oficial da adesão de seu país ao secretário-geral da ONU, Jens Stoltenberg, e ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. Bliken e chanceleres de países membros do bloco participaram do ato, na sede da Otan.

Com informações do G1

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }