Gist: entenda a doença que o compositor Carlinhos da viola foi diagnosticado

O cantor Paulinho da Viola está internado desde a noite do último domingo, 30, quando sentiu mal momentos antes de se apresentar na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa divulgou, nesta segunda-feira, 31, que o artista foi diagnosticado com Gist, sigla em inglês para tumores estromais...

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 05:00

O cantor Paulinho da Viola está internado desde a noite do último domingo, 30, quando sentiu mal momentos antes de se apresentar na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa divulgou, nesta segunda-feira, 31, que o artista foi diagnosticado com Gist, sigla em inglês para tumores estromais gastrointestinais.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Gist é uma doença relativamente rara e a cirurgia é considerada o principal tratamento.

Entre 60% e 70% dos tumores estromais gastrointestinais ocorrem no estômago, 20% a 25% no intestino delgado e uma pequena parcela dos casos acontece no esôfago, cólon e reto. Paulinho foi diagnosticado com Gist de intestino delgado.

Os sintomas dependem da localização do tumor, mas incluem dor abdominal, sangramento, indigestão e sensação de saciedade após a ingestão de uma pequena refeição. Náusea e vômito podem ocorrer se o tumor chegar ao ponto de bloquear o trato digestivo.

Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença incluem predisposições genéticas, síndromes e outras condições que podem estar ligadas ao Gist. Pessoas com mais de 50 anos são suscetíveis ao aparecimento do tumor.

Diagnóstico e tratamento de Gist

O diagnóstico de Gist é feito a partir de exames de imagens e por meio de biópsias. Como os tumores podem causar sangramentos internos, o recolhimento de material será feito apenas se for ajudar a determinar o tipo de tratamento.

A terapia inclui o uso de drogas para evitar a proliferação e disseminação das células cancerígenas associadas à intervenção cirúrgica.

Com informações do Metrópoles