A Holanda conseguiu zerar o número de cachorros de rua. Atualmente, todos agora têm um lar. O país também é conhecido por ser um dos mais “pet-friendly”, termo usado para se referir a “amigáveis para pets”, do mundo. Bares e restaurantes que aceitam animais são comuns por lá.
A Holanda também é o primeiro país do mundo a arranjar um lar para todos os cãezinhos de rua. São quase dois milhões em todo o país. É raro encontrar um cachorro sem dono vagando pelas ruas.
CONTINUE LENDO...
A batalha para isso acontecer começou há mais de 100 anos, quando o governo holandês e instituições de proteção se uniram para implementar a primeira lei de direitos dos animais.
Antes disso, cães eram obrigados a ficar nas coleiras e usar focinheiras. E esquadrões da morte matavam cachorros de rua. Porém, a lei de proteção aos bichinhos foi passando por alterações cada vez mais rígidas. Hoje, quem maltratar ou negligenciar os animais pode pegar até cinco anos de prisão e pagar uma multa de 90 mil euros, o equivalente a quase meio milhão de reais.
A ligação entre cães e humanos é registrada também em um microchip, obrigatório para animais de estimação na Holanda. Ele fica instalado atrás da cabeça dos cães – então, caso algum cão se perca, a polícia pode ler as informações do chip como o telefone para contato e nome do dono.
Com informações da TV Globo