Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Jean Wyllys planeja volta ao Brasil e pedido de proteção da PF ao governo Lula

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Após quatro anos na Europa em autoexilio, o ex-deputado federal Jean Wyllys deve retornar ao Brasil ainda neste semestre e pedirá ao governo Lula que agentes da Polícia Federal façam a sua segurança. A equipe de Jean confirmou a informação para à coluna de Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.

Porém, a data da viagem, será mantida sob sigilo enquanto não forem acertados os detalhes sobre a segurança de Wyllys no Brasil. Uma das estratégias pensadas pelo ex-deputado é pedir formalmente proteção da Polícia Federal durante sua permanência no país. O pedido reforça a medida cautelar expedida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em 2018, quando ele recebeu diversas ameaças de morte.

CONTINUE LENDO...

Na época, devido a escalada dos ataques, o órgão considerou que o político “se encontra em uma situação de gravidade e urgência, posto que seus direitos à vida e à integridade pessoal estão em grave risco”, e exigiu que o Estado brasileiro tomasse providências para zelar pela vida e pela segurança do ex-parlamentar.

A situação levou Wyllys a abrir mão do terceiro mandato na Câmara, para o qual havia sido eleito. Nesta nova fase, a defesa de Jean aguarda uma reunião com membros do CIDH e integrantes do governo brasileiro, prevista para 1º de junho. No encontro, será apresentado oficialmente um pedido para que agentes da PF cuidem de sua segurança.

Com informações do UOL

VER MAIS

VER MAIS