A juíza Gabriela Hardt assume novamente os casos da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná nesta terça-feira, 23, após afastamento do juiz titular, Eduardo Appio. Com a decisão, Hardt volta ao comando da Operação Lava Jato, onde já condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à prisão, no caso do sítio de Atibaia.
Na noite de segunda-feira, 22, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu afastar o juiz Eduardo Appio da 13ª Vara de Curitiba (PR). Uma investigação apura a responsabilidade de Appio sobre o acesso a um número de telefone supostamente utilizado para ameaçar um desembargador federal.
CONTINUE LENDO...
Normalmente existem dois juizes em uma Vara Federal. No caso de Gabriela Hardt, ela é a juíza federal substituta. Por isso, sempre que o titular se afasta, ela fica à frente. Isso aconteceu em 2019, quando Sergio Moro desistiu da carreira de magistrado para assumir o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro (PL).
Ainda em 2019, Hardt condenou o presidente Lula (PT) a 12 anos e 11 meses de prisão. Agora, com a determinação do TRF-4, a magistrada fica no lugar de Appio.
Appio agora tem 15 dias para apresentar sua defesa prévia ao tribunal, que decidirá se ele volta ao cargo ou não.
Com informações do Metrópoles