O julgamento de réus pelos atos de 8/1 em Brasília inicia nesta semana com quatro acusados de participação durante a depredação nos prédios do Três Poderes. O STF marcou as seções para a próxima terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de setembro.
Aécio Lúcio Costa Pereira, de 51 anos; Thiago de Assis Mathar, de 43 anos; Mateus Lima de Carvalho Lázaro; e Moacir José dos Santos, serão julgados. Segundo o Metrópoles, apenas Moacir responde em liberdade.
Aécio ficou conhecido por gravar um vídeo durante a invasão no dia 8 de janeiro, quando os prédios dos Três poderes foram invadidos e depredados.
Nas imagens ele aparece falando sobre a invasão e direciona aos amigos de trabalho. “Amigos da Sabesp, quem não acreditou, estamos aqui. Olha onde eu estou: na mesa do presidente. Vai dar certo, não desistam. Saiam às ruas”, diz Aécio na gravação.
Na época, ele trabalhava na empresa de saneamento básico de São Paulo, a Sabesp.
Já o réu Moacir José dos Santos é acusado de depredação contra o Palácio do Planalto, local onde salas e obras de arte foram destruídas.
Matheus Lima foi preso com um canivete após a invasão. Em seu celular continha uma mensagem para a esposa onde ele fala “tem que quebrar tudo para o Exército entrar”.
Eles respondem por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio e considerando prejuízo para vítima e deterioração patrimônio tombado.