Lula apela por ações urgentes à ONU pelo fim do conflito em Gaza

Durante a 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) nesta sexta-feira, 1º, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso fazendo um apelo por ações urgentes para interromper as hostilidades na Faixa de Gaza, cenário do conflito entre Israel e...

Publicado em 1 de março de 2024 às 15:55

Durante a 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) nesta sexta-feira, 1º, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso fazendo um apelo por ações urgentes para interromper as hostilidades na Faixa de Gaza, cenário do conflito entre Israel e o Hamas.

Lula propôs a elaboração de uma moção pela Celac, buscando o fim imediato do que classificou como 'genocídio' em Gaza. Ele solicitou ao secretário-geral da ONU, António Guterres, presente no evento, e ao governo japonês, que assume a presidência do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta, que deem urgência ao tema.

'A indiferença da comunidade internacional é chocante. Quero aproveitar a presença do secretário-geral da ONU, meu companheiro António Guterres, para propor uma moção da Celac pelo fim imediato desse genocídio. O secretário-geral pode invocar o artigo 99 da Carta da ONU para levar à atenção do Conselho o tema que ameaça a paz e a segurança internacionais', afirmou o presidente.

Lula fez um apelo direto ao governo japonês, pedindo urgência na abordagem do assunto. 'Peço aos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU que deixem de lado suas diferenças e ponham fim a essa matança', enfatizou.

O presidente brasileiro planeja discutir a situação em Gaza em reuniões posteriores com representantes da Colômbia, do Chile e do México, além de um encontro agendado com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, após a cúpula da Celac.v

Com informações do Metrópoles