Lula completa 51 dias fora do Brasil em nove meses de governo

Neste domingo, 17, o presidente Lula já está em solo norte-americano para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e oficialmente ultrapassou a marca de 50 dias fora do Brasil durante os nove meses do seu terceiro mandato como presidente da República. Em Nova York, Lula fará o primeiro...

Publicado em 17 de setembro de 2023 às 05:00

Neste domingo, 17, o presidente Lula já está em solo norte-americano para participar da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e oficialmente ultrapassou a marca de 50 dias fora do Brasil durante os nove meses do seu terceiro mandato como presidente da República.

Em Nova York, Lula fará o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

Antes disso, ele estava em Cuba até a noite do último sábado, 16, onde o encontro do G77 + China, composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina para debater ciência, tecnologia e inovação.

Está será a oitava vez que Lula abre o debate geral dos chefes de Estado. Durante os oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Lá, ele também participará do lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, juntamente com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ainda estão previstas outras reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais à margem da assembleia.

Até o momento, Lula possui mais três viagens internacionais para cumprir até o final do ano, os destinos são Estados Unidos, Emirados Árabes e Alemanha.