Lula deve usar andador após cirurgia e aliados temem que Janja assuma agenda presidencial, diz colunista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve usar andador para se locomover por 15 dias após a cirurgia que vai fazer no quadril no dia 29 deste mês. O objeto serve para ajudá-lo na locomoção e vai despachar do Palácio da Alvorada por cerca de um mês. Ainda há a possibilidade da primeira-dama...

Publicado em 17 de setembro de 2023 às 13:42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve usar andador para se locomover por 15 dias após a cirurgia que vai fazer no quadril no dia 29 deste mês. O objeto serve para ajudá-lo na locomoção e vai despachar do Palácio da Alvorada por cerca de um mês. Ainda há a possibilidade da primeira-dama Janja assumir a agenda do presidente, o que tem provocado tensão entre os integrantes do governo, principalmente os que não são tão próximos à ela. As informações foram divulgadas pela colunista Monica Bergamo, na jornal Folha de São Paulo, no sábado, 16.

Enquanto estiver de repouso pela cirurgia, Lula terá à disposição um carrinho de golfe, cedido pela Itaipu Binacional, em casos de querer se locomover pelos jardins da residência oficial da Presidência.

Cirurgia

No início do mês, o presidente já havia confirmado que sentia muita dor no quadril e que iria se submeter a uma cirurgia no final de setembro. O problema de Lula, uma artrose na ligação entre o fêmur direito e o quadril, incomoda o presidente desde a campanha eleitoral do ano passado e, segundo ele, tem piorado.

O presidente tem cuidado do problema com remédios e com intervenções como infiltrações, mas a dor, segundo o petista, não melhora por muito tempo. Ele já relatou estar trabalhando de mau humor por causa do problema. Por isso, decidiu fazer a cirurgia.