Lula passa por cirurgia no quadril nesta sexta-feira; entenda as próximas etapas

Após participar da posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira, 28, o presidente Lula realiza a esperada cirurgia no quadril, nesta sexta-feira, 29. O presidente sofre com um quadro de artrose, que compromete sua locomoção e provoca dores que afetam...

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 05:00

Após participar da posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira, 28, o presidente Lula realiza a esperada cirurgia no quadril, nesta sexta-feira, 29. O presidente sofre com um quadro de artrose, que compromete sua locomoção e provoca dores que afetam seu humor, tema recorrente de reclamações do presidente em algumas aparições nos últimos meses.

A cirurgia em questão é uma artroplastia total de quadril, procedimento em que é introduzida uma prótese de metal dentro do fêmur, e a parte que conecta o osso à bacia é removida e substituída por outra prótese de metal. Apesar de complexa, é uma cirurgia considerada rápida e de baixo risco. Após a operação, Lula permanecerá internado até terça-feira, 3, no Hospital Sírio-Libanês. Após o período de recuperação, sua próxima viagem será para a COP28, nos Emirados Árabes, em novembro.

Uma curiosidade é que o vice-presidente da república Geraldo Alckmin (PSB) não vai assumir a presidência do Brasil enquanto Lula estiver internado. A possibilidade da 'substituição' até foi discutida no Palácio do Planalto, mas pelo entendimento dos auxiliares do presidente, caso ocorra um fato que exija uma providência urgente, Alckmin estaria automaticamente em condições de tomar decisões.

O artigo 79 da Constituição, que descreve as funções do vice, cita que: 'Substituirá o presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o vice-presidente.' A situação seria semelhante a um caso em que o presidente, por exemplo, sofresse um mal-estar que o deixasse inconsciente repentinamente.