Lula sanciona lei que taxa super-ricos e offshores

O presidente Lula (PT) sancionou a lei que tributa as offshores, empresas de brasileiros localizadas em paraísos fiscais, e os fundos dos super-ricos. Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13, a lei entrará em vigor no 1º de janeiro de 2024. Lula vetou apenas o artigo que definia os sistemas de...

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 18:18

O presidente Lula (PT) sancionou a lei que tributa as offshores, empresas de brasileiros localizadas em paraísos fiscais, e os fundos dos super-ricos. Publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13, a lei entrará em vigor no 1º de janeiro de 2024.

Lula vetou apenas o artigo que definia os sistemas de negociação de Fundos de Investimento em Ações. A ação excluía os sistemas centralizados bilaterais de negociação. O dispositivo vetado criava uma barreira à entrada de novos participantes nos mercados regulamentados de valores mobiliários. Segundo Ministério da Fazenda também contrariava e contraria parâmetros da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 'Sua manutenção provoca danos à livre concorrência e prejudica o desenvolvimento do mercado de capitais'.

O texto sobre a taxação de offshores e fundos exclusivos foi aprovado pelo Senado em novembro. A lei era considerada essencial pela equipe econômica do governo Lula, que tenta aumentar a arrecadação e zerar o déficit das contas públicas.

Com informações do UOL

. Crédito: .
. Crédito: .