Maduro assina decretos e leva adiante plano para tomar Guiana: 'novo estado'

O presidente Nicolás Maduro assinou nesta sexta-feira, 8, uma série de decretos que tem por objetivo incorporar Essequibo e transformar o território da Guiana em um estado venezuelano. Na última quinta-feira, 7, o exército dos Estados Unidos anunciou que realizaria exercícios militares na Guiana, inclusive, em...

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 17:31

O presidente Nicolás Maduro assinou nesta sexta-feira, 8, uma série de decretos que tem por objetivo incorporar Essequibo e transformar o território da Guiana em um estado venezuelano.

Na última quinta-feira, 7, o exército dos Estados Unidos anunciou que realizaria exercícios militares na Guiana, inclusive, em Essequibo, e a Venezuela, por sua vez, acabou interpretando essa atitude como uma 'provocação'.

Durante a iniciativa, o presidente Maduro também deu um horizonte para os planos serem levados adiante: 2030, 'para cumprir o mandato do povo que votou pelo sim'. Foi uma referência ao plebiscito realizado no último domingo, com participação de metade dos eleitores da Venezuela, em que a anexação de Essequibo foi aprovada.