O Memorial de Auschwitz criticou oficialmente uma visitante que escolheu uma pose feliz para uma foto nos trilhos do trem que levam à entrada do campo de concentração nazista na Polônia. O caso aconteceu na última terça-feira, 18.
Tudo começou quando Maria Murphy, produtora da GB News do Reino Unido, registrou o momento em uma mulher, que também estava no campo de concentração, sentou nos trilhos que levam ao local, utilizando óculos escuros, sorriu e fez uma pose para um homem que tirava a foto. Indignada com o descaso da visitante, ela fez uma publicação no Twittter na qual postou a imagem e comentou ter tido “uma das experiências mais angustiantes da minha vida” ao visitar Auschwitz. “Lamentavelmente, não parecia que todos lá achavam isso tão comovente”, escreveu na rede social.
O Memorial de Auschwitz, então, comentou a publicação e afirmou que “as imagens podem ter um imenso valor emocional e documental para os visitantes. As imagens nos ajudam a lembrar. Ao vir para o @AuschwitzMuseum, os visitantes devem ter em mente que entram no local autêntico do antigo campo onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas. Respeite a memória deles”. Outros usuários concordaram com a postagem de Maria e o comentário do museu, e disseram que o ocorrido foi “absolutamente nojento”. “Quando eu fui, as pessoas estavam tirando selfies. Tão desrespeitoso”, disse o perfil de Gemma Sherlock.
Pictures can hold immense emotional & documentation value for visitors. Images help us remember.
— Auschwitz Memorial (@AuschwitzMuseum) April 16, 2023
When coming to @AuschwitzMuseum visitors should bear in mind that they enter the authentic site of the former camp where over 1 million people were murdered. Respect their memory.
Com informações do R7