Militares derrubam presidente e anunciam golpe em país

Na tarde desta quinta-feira, 27, após horas de apreensão, os militares do Níger anunciaram um golpe de Estado no país, na África Ocidental. A ação põe fim à primeira transição democrática no Níger desde a independência do país da França, em 1960. Algumas horas antes de anunciarem o golpe me rede nacional, eles fizeram...

Publicado em 27 de julho de 2023 às 14:49

Na tarde desta quinta-feira, 27, após horas de apreensão, os militares do Níger anunciaram um golpe de Estado no país, na África Ocidental. A ação põe fim à primeira transição democrática no Níger desde a independência do país da França, em 1960.

Algumas horas antes de anunciarem o golpe me rede nacional, eles fizeram o presidente refém.

'Nós, as forças de defesa e segurança, reunidas no Conselho Nacional de Salvaguarda da Pátria, decidimos pôr fim ao regime que vocês conhecem', disse o coronel Amadou Abdramane, cercado de outros nove militares.

O militar, que comanda a Força Aérea do país, justificou o golpe como o 'resultado da degradação contínua da situação de segurança, da má governança econômica e social'.

Todas as fronteiras em Níger foram fechadas, e um toque de recolher foi imposto pelos militares. Além disso, a Constituição e as instituições foram suspensas. O comunicado ainda pediu que 'agentes externos' não interfiram na atual situação política do país.