Na tarde desta segunda-feira, 12, a ministra Rosa Weber tomou posse da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e agora, passa a comandar a corte por pouco mais de um ano. Com o novo cargo, Weber terá um mandato de dois anos, já que a magistrada deve se aposentar em 2023, quando completará 75 anos.
Como seu vice, o ministro Roberto Barroso, de 64 anos, e deve assumir o lugar da nova presidente, quando ela se aposentar. Ambos foram indicados ao Supremo pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT): a ministra em 2011 e o ministro, em 2013.
Agora, Rosa substitui o ministro Luiz Fux na presidência do Supremo e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), instituição que tem como objetivo aperfeiçoar o trabalho do Judiciário e zelar pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendações.
A cerimônia de posse contou com a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de convidados como:
Paulo Guedes, ministro da Economia;
Anderson Torres, ministro da Justiça
Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil;
Fábio Faria, ministro das Comunicações;
José Sarney, ex-presidente da República;
Randolfe Rodrigues, senador;
Augusto Aras, procurador-geral da República;
Bruno Bianco Leal, advogado geral da União;
Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República;
Bruno Dantas, presidente do TCU;
Maria Thereza de Assis Moura, presidente do STJ;
Lúcio Mário Góes; presidente do STM;
Betto Simonetti, presidente da OAB;
Ibaneis Rocha, governador do DF;
Luis Felipe Salomão, ministro do STJ
Benedito Gonçalves, ministro do STJ