Ministro fala sobre medida cautelar contra google após suposta prática abusiva; assista

Hoje, 2, o ministro da Justiça Flavio Divo, comentou sobre a medida cautela aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, ao Google. De acordo com o órgão, está sendo apurada supostas práticas abusivas do gigante digital, que havia feito uma alteração nos...

Publicado em 2 de maio de 2023 às 14:17

Hoje, 2, o ministro da Justiça Flavio Divo, comentou sobre a medida cautela aplicada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, ao Google. De acordo com o órgão, está sendo apurada supostas práticas abusivas do gigante digital, que havia feito uma alteração nos algoritmos dos buscadores, a qual beneficia publicações contrárias ao projeto de lei das Fake News. 

Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, houve abuso de poder econômico e publicidade cifrada por parte da empresa. Entre as determinações que estão previstas na medida aponta para a prática de publicidade por parte do Google diante do link contra o PL das Fake News que a empresa teria colocado em sua página de buscas. O link na home do Google já foi retirado do ar enquanto acontecia a coletiva do ministro da Justiça.

Na coletiva, Flávio Dino subiu o tom contra as plataformas que, de acordo com ele, não querem ser reguladas, e também assegurou que a regulação vai acontecer.

'Que fique a mensagem consignada apresentada enfaticamente: os adeptos destas práticas deletérias, nocivas, agressivas e imorais perderão. Eles vão perder. Não sei se hoje, amanhã ou semana que vem, mas perderão. Porque não é possível que haja esta burla, esta fraude, em que interesses financeiros se disfarçam de defesa de princípios morais', afirmou o ministro.



Com informações do Metrópoles