Moraes libera mais 149 presas acusadas de envolvimento nos atos de 8 de janeiro

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira, 8, a libertação de 149 mulheres que foram presas acusadas de participação dos atos de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes. A decisão foi tomada por conta do Dia Internacional da Mulher. Desta vez, o magistrado priorizou a concessão de medidas...

Publicado em 8 de março de 2023 às 11:38

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira, 8, a libertação de 149 mulheres que foram presas acusadas de participação dos atos de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes.

A decisão foi tomada por conta do Dia Internacional da Mulher. Desta vez, o magistrado priorizou a concessão de medidas cautelares apenas a pessoas do sexo feminino. No entanto, apesar da libertação de 149 pessoas do sexo feminino, Moraes negou 61 pedidos de liberdade de mulheres denunciadas por casos mais graves.

Até o momento, o STF já concedeu 407 liberdades provisórias às mulheres. Incluindo os homens, aproximadamente 800 pessoas já foram beneficiadas.

Na decisão, o magistrado autoriza o retorno das mulheres às suas casas, mas determina uma série de medidas cautelares aos acusados: eles deverão usar tornozeleiras eletrônicas, estão impossibilitados de utilizar redes sociais e não deverão se ausentar do país.

Com Informações do UOL