'Não podemos dar uma de Bambam contra Popó; temos que fortalecer a democracia', diz Moraes; assista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse na última segunda-feira, 26, que o país não pode “baixar a guarda” em relação à proteção da democracia e que “Não podemos dar uma de Bambam contra Popó, que durou 36 segundos. Nós temos que ficar alertas e fortalecer a democracia....

Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 10:12

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse na última segunda-feira, 26, que o país não pode 'baixar a guarda' em relação à proteção da democracia e que 'Não podemos dar uma de Bambam contra Popó, que durou 36 segundos. Nós temos que ficar alertas e fortalecer a democracia. Fortalecer as instituições e regulamentar o que precisa ser regulamentado'. A fala aconteceu palestra de abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP).

Moraes é o relator do inquérito que tramita do STF e que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares sob a suspeita de terem participado de uma tentativa de golpe de Estado que tentava manter Bolsonaro no poder e culminou com a invasão dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023. 'Temos que ficar alertas e fortalecer a democracia', diz ministro Alexandre de Moraes

Segundo Moraes, atacar o Judiciário e a imprensa livre fazem parte das estratégias do 'manual do ditador' em todas as partes do mundo.

'Em alguns países, os extremistas, quando chegam ao poder, atacam os pilares da democracia. (…) (Atacam) a imprensa livre – emparelhando as notícias verdadeiras com as fraudulentas, colocam em dúvida a credibilidade do sistema eleitoral e, agora, não podem deixar aqueles que têm o papel de garantir o Estado democrático de Direito, não podem deixar que eles tenham independência. Isso foi feito em todos os países onde esse mecanismo de extremismo surgiu', disse Moraes.