'O futuro do mundo está sendo decidido na Ucrânia', diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira, 24, ao Conselho de Segurança da ONU que “o futuro do mundo está sendo decidido na Ucrânia”. Ele advertiu que, se a Rússia vencer o conflito, levará a guerra para outros países. “Nossa independência é sua segurança, a segurança do mundo...

Publicado em 24 de agosto de 2022 às 15:20

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira, 24, ao Conselho de Segurança da ONU que 'o futuro do mundo está sendo decidido na Ucrânia'. Ele advertiu que, se a Rússia vencer o conflito, levará a guerra para outros países.

'Nossa independência é sua segurança, a segurança do mundo inteiro', frisou Zelensky.

Ele fez um discurso por meio de videoconferência durante uma reunião que coincide com os seis meses do início da invasão russa a territórios ucranianos. O político insistiu que a Rússia deve retirar as tropas de seu país e ser responsabilizada pela ofensiva militar.

Zelensky enfatizou ainda o impacto internacional da guerra, tanto para o futuro, devido ao precedente que poderia criar, como para o presente imediato, por causa dos efeitos sobre a crise mundial de alimentos e energia e o risco de um desastre nuclear. Ele acusou a Rússia de 'colocar o mundo à beira de uma catástrofe radioativa' por ter transformado 'em uma zona de combate' a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, que está sob o controle das forças russas quase desde o início da guerra.

Segundo Zelensky, a Rússia está fazendo uma 'provocação' com bombardeios e o envio de 'terroristas' para a área da usina, ameaçando assim toda a Europa e outras regiões vizinhas.

Com informações do Pleno News