Operação na Bahia termina com policial federal morto e mais dois feridos

Uma operação realizada nesta sexta-feira, 15, no bairro de Valéria, em Salvador, na Bahia, terminou com a morte de um policial federal, quatro integrantes de uma facção criminosa, além de mais dois policias feridos. A Polícia Federal deflagrava a operação Fauda, quando ocorreu uma emboscada que resultou em um...

Publicado em 15 de setembro de 2023 às 17:40

Uma operação realizada nesta sexta-feira, 15, no bairro de Valéria, em Salvador, na Bahia, terminou com a morte de um policial federal, quatro integrantes de uma facção criminosa, além de mais dois policias feridos. A Polícia Federal deflagrava a operação Fauda, quando ocorreu uma emboscada que resultou em um confronto entre os agentes e criminosos.

O agente da PF Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, foi atingido por disparos no confronto com uma facção. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), porém não resistiu aos ferimentos e morreu.

. Crédito: Foto: Reprodução/Redes sociais

Já o policial Vockton Carvalho, foi ferido no olho esquerdo, enquanto Hosannah Caria Carneiro, foi atingido de raspão no lado esquerdo do rosto. Ambos foram encaminhados par o HGE.

Durante o confronto, quatro suspeitos foram mortos.

Emboscada

Segundo o Metrópoles, os policiais caíram na emboscada que tinha mais de 40 criminosos fortemente armados. Um esquema foi armado na BR-528, conhecida Estrada do Derba.

A Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), informou que o número de vítimas entre os suspeitos subiu de duas para quatro. Isso após dois homens em uma região de mata entrarem em confronto com a polícia e acabarem baleados. Eles chegaram a receber atendimento médico, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.

A PF lamentou a morte do agente durante o confronto e decretou luto oficial de três dias.

O órgão ainda informa que vai acompanhar 'de perto' a investigação sobre a morte do agente Lucas Caribé.

Operação Fauda

A operação foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da PF e pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, com objetivo de fechar o cerco contra uma organização criminosa ligada a tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos na região.